terça-feira, 20 de outubro de 2015

Filhas bonitas, Mães lindas

A minha mãe sempre soube o que vai acontecer a seguir ao agora.
Sempre soube ver muito bem quais são as possibilidades das coisas antes de elas acontecerem.
Ela sabe como dispor os livros só de olhar para as prateleiras.
Sabe que cores ficam bem juntas em cada divisão da casa, só na imaginação.
Sabe quantas coisas cabem dentro das minhas malas de viagem.
Sabe os vestidos que me ficam bem quando olha para eles pendurados.
Sabe se a secretária do escritório da minha casa cabe ou não por baixo da janela.
Eu não.
Eu tenho de experimentar tudo.
Vejo sempre três ou quatro possibilidades e nunca sei qual é a que mais me agrada nem tão pouco qual é a melhor para a minha vida.
Vou fazendo. Tentativa e erro.
Há também aquelas possibilidades que eu nem sequer vejo e que quando surgem são dolorosas e podiam ter sido evitadas se eu fosse como ela.
Há também as surpreendentemente boas, consequentes de escolhas que fiz a pensar estar a fazer o errado.
Porque gosto de errar. Tento sempre que posso.
Há duas ou três coisas na vida que me podiam ter corrido menos mal se a minha mãe me tivesse dito o que fazer.
Mas ela sabe que eu preciso de experimentar tudo.
Por isso,
Deixa-me.

Sem comentários: